quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Nesta 5ª feira, iniciará o Tríduo vocacional de Frei Júnio Fernando Marques

O tríduo acontecerá na sua cidade de origem, Bocaiúva (MG), a partir do dia 29 de setembro de 2011. 

Saiba um pouco sobre a sua história:
 
Nasci em Bocaiúva–MG, no dia 20 de setembro de 1982. Somos quatro irmãos, meus pais continuam no interior. Um irmão, Paulo Roberto, fez a opção pela vida diocesana, hoje é vigário em Mirabela–MG, na Arquidiocese de Montes Claros. Também tenho uma tia que faz parte da Toca de Assis. Seu nome é Irmã Graciana, atualmente reside em Sorocaba – SP.
Aos 16 anos li o livro “Francisco, o Irmão Sempre Alegre”, de Frei Jorge Hartmann, da Província São Francisco. O livro apresenta o humor e a espiritualidade franciscana. Sua leitura foi para mim como um filme muito divertido que apresentou a fi gura alegre e feliz do Pobrezinho de Assis e seus primeiros companheiros. Deliciei me com a figura de Frei Junípero e suas trapalhadas. A partir daí, surgiu em mim o desejo de fazer parte do movimento de Francisco.
Não sabia como procurar os franciscanos e iniciei o discernimento vocacional na diocese de Montes Claros. Durante os encontros, fiz a distinção entre vida secular e vida religiosa e tive acesso ao endereço da Pastoral Vocacional Franciscana. Procurei então Frei José Silva na cidade de Taiobeiras e iniciei o acompanhamento vocacional que depois prosseguiu com Frei Hilton Farias e Frei Adelmo Francisco.
Pensei em ser diocesano, como meu irmão, mas alguns elementos próprios do franciscanismo me fizeram decidir. A figura de São Francisco, a itinerância, a mística,
a fraternidade e principalmente a missionariedade pesaram muito em meu discernimento.
Estou cursando teologia, penso em ser um frade presbítero, que vive a itinerância na missão além fronteiras.
O Senhor nos dê a PAZ!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Encontro provincial dos Animadores Vocacionais

Acontece de 27 a 28 de setembro, no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim, o segundo encontro anual dos animadores vocacionais da Província Santa Cruz.
Durantes os dois dias, os frades estão se aprofundando sobre as Orientações da OFM a respeito da Animação Vocacional, bem como veem a atual situação da PV na Ordem dos Frades Menores e na Província Santa Cruz.
No dia 28 será feita a agenda das missões e encontros vocacionais de 2012.
Frei Eron Cerrato, coordenador da animação vocacional da PSC aproveitou este encontro para fornecer mais subsídios vocacionais aos promotores regionais, como filmes, esquemas litúrgicos e material para panfletagem.O próximo encontrão vocacional será realizado em Betim de 9 a 16 de outubro de 2011. Este encontro, juntamente com o que já foi realizado em julho, tem como objetivo o conhecimento mútuo entre os frades e os vocacionados a fim de encaminhar os candidatos para as fraternidades do aspirantado ou no postulantado franciscano.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Encontro Vocacional: Notícias do Regional Campo das Vertentes


Nos dias 24 e 25 de setembro realizou-se no Postulantado da Cruz de São Damião mais um encontro vocacional do regional Campos das Vertentes. Desta vez tivemos a alegria de realizar um encontro misto contando com a presença dos vocacionados Felipe, Lucas, André, Rafael, Ir. Ana Maria e Júlia, vocacionada das Irmãs Clarissas Franciscanas. 


Um momento de oração marcou o início do encontro no dia 24. Após a oração, motivamos uma meditação sobre o Cântico do Irmão Sol. Depois de um pequeno tempo de deserto e um delicioso cafezinho,  fizemos uma partilha. 


À noite participamos de uma Celebração da Palavra na comunidade de Santa Efigênia. No domingo, após as celebrações de costume do Postulantado, tivemos um momento de reflexão sobre a 4ª Carta de Clara a Inês de Praga. Alegria e descontração marcaram este encontro que, com certeza, nossos vocacionados puderam conhecer e cultivar um pouco mais o carisma Francisclariano.

Frei Kelisson Machado, ofm.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tríduo em Preparação para profissão Solene

Viçosa (MG)– Nos dias 16 a 18 de setembro, realizou-se o Tríduo em Preparação para a Profissão Solene de Frei Rogério de Souza Rodrigues, ofm.



Neste momento celebrativo, estiveram presentes confrades franciscanos, as irmãs Oblatas de Nazaré, Carmelitas da Divina providencia e uma irmã Franciscana Penitente Recoletina, além de leigos e leigas amigo(a)s das cidades de Betim, Capitólio, Cajuri, Santo Antônio do Monte, Ubá, São Francisco do Glória e de Viçosa.

Os missionários forma acolhidos no dia 16 na casa dos pais de frei Rogério. Logo após, se dirigiram para a Escola Estadual Effe Rolfs, onde o professando havia estudado durante 10 anos, e lá houve um encontro com os jovens estudantes. Ao término, os missionários se dirigiram para a comunidade São Vicente de Paulo para celebrarem a abertura do Tríduo.


No dia 17, no período da manhã, aconteceu um momento de oração com os missionários na referida capela. A oração culminou com o envio dos missionários para as visitas às famílias da comunidade e, no mesmo local, houve um encontro com as crianças da catequese.


À tarde, na paróquia de Santa Rita de Cássia, houve uma celebração eucarística no colégio Nossa Senhora do Carmo, e logo depois um encontro com os Jovens e adolescentes ‘Seguidores de Cristo’ (grupos de jovens da paróquia). Simultaneamente, aconteceu um encontro com jovens da paróquia São João Batista. À noite, houve missa no santuário Santa Rita de Cássia, sob a responsabilidade da fraternidade OFS da cidade.



No dia 18, pela manhã, aconteceu a celebração eucarística do último dia do Tríduo na comunidade São Vicente de Paulo; em seguida, houve a celebração do término do Tríduo no Santuário no centro da cidade.Este momento foi marcado pela alegria, descontração, oração, partilha e convivência fraterna.

O próximo tríduo de profissão solene será realizado de 29 a 01 de outubro, na cidade de Bocaiúva, terra natal de frei Júnio Fernando Marques.










Equipe de Comunicação Provincial.



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Enem 2010 - Colégio Santo Antônio fica em 5º lugar no Brasil

O Colégio Santo Antônio (CSA) ficou em 5º lugar no Brasil, entre as 26.099 escolas cujos alunos participaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os alunos do CSA alcançaram uma média de 740,06 pontos, que superou a do Enem/2009 que foi de 722,93. Em Belo Horizonte e em Minas Gerais, o CSA ficou em 2º lugar, com uma diferença de 1,91 pontos para o primeiro lugar. Um total de 302 alunos do Colégio Santo Antônio participaram das provas do Enem/2010, o maior número entre os 20 colégios que ficaram nos primeiros lugares do ranking. “Isso faz uma grande diferença, já que com um número maior de alunos, eles precisam ir muito bem nas provas para que a média seja elevada”, comenta o coordenador geral, Olavo Sérgio Campos (Kafunga).
A direção, os coordenadores, professores e funcionários ficaram muito felizes com o resultado. Para o diretor geral e pedagógico frei Jacir de Freitas Faria, essa conquista só foi possível em virtude de uma soma de fatores, entre eles a excelência acadêmica do Colégio Santo Antônio, a inteligência e o empenho dos alunos, além do comprometimento e da competência do corpo docente e dos funcionários. “Nossos alunos têm responsabilidade para lidar com a autonomia que recebem”, acrescenta ele.
O desempenho dos alunos do Colégio Santo Antônio no Enem vem num crescendo. No Exame de 2008, eles ficaram em 4º lugar no Brasil, 2º lugar em Belo Horizonte e 3º lugar em Minas. Em 2009, as posições em nível estadual e municipal foram mantidas. Dessa vez, o CSA ficou em 5º lugar no Brasil e em 2º lugar no Estado e na capital.
Segredo do êxito
Há que se ressaltar, acima de tudo, o trabalho pedagógico do CSA, que contempla a valorização dos professores e incentivos para sua qualificação. Um grande número deles possui títulos de Mestrado e Doutorado. O CSA também procura incutir nos seus alunos o hábito de estudar regularmente. Eles são orientados a estudar pelo menos 2 a 3 horas por dia e não deixar matéria acumular.
O Colégio conta com duas Bibliotecas, com cerca de 45 mil volumes, que oferecem baias individuais e salas de estudo. Há ainda laboratórios de Ciências, Biologia, Física e Química. Outra novidade é a Rádio/Estúdio CSA, que tem programas de cunho pedagógico, pastoral e cultural.
Os novatos participam de um programa de ajustamento pedagógico, para poderem acompanhar suas turmas. Há ainda serviço de monitoria para auxiliar o aprendizado. As recuperações paralelas são uma alternativa para os alunos tentarem melhorar suas notas. Os alunos do CSA fazem prova semanalmente, o que evita o acúmulo de matéria e facilita a fixação dos conteúdos.
Depois de fazerem esse investimento na formação dos alunos desde o Ensino Fundamental 1, o CSA também dá-lhes liberdade, que é vivida com responsabilidade. Há alguns anos foi adotada a política dos portões abertos, que permite aos alunos do Ensino Médio poderem sair do Colégio na hora do recreio para lanchar ou conversar com os amigos. Outra novidade é que na última sexta-feira de cada mês, os alunos do 3º ano do Ensino Médio têm o Dia D, no qual eles vêm fantasiados para o Colégio. Essa descontração também ajuda no seu desempenho.
Valores franciscanos
Como instituição educacional franciscana, o Colégio Santo Antônio procura orientar sua ação pedagógica à maneira de São Francisco de Assis, cultivando valores como ética, justiça e solidariedade. O CSA realiza encontros de Catequese e Crisma, organiza a celebração das principais datas religiosas como Páscoa, Dia de Santo Antônio e Dia de São Francisco. Também promove reflexões sobre a contribuição da Igreja Católica e da sociedade para a construção de um mundo de paz, sem injustiças econômicas e sociais.
CSA Avançado
Outra novidade do Colégio é o CSA Avançado. Trata-se de uma iniciativa pioneira em nível de Ensino Médio das escolas particulares e públicas de Belo Horizonte. Ele foi lançado, no início de 2008, com o objetivo de criar nos alunos o espírito investigativo, a fim de que desenvolvam o perfil de jovens cientistas. Ele trabalha conteúdos que vão além do que é ministrado em sala de aula.
Outro benefício trazido pelo CSA Avançado é que ele contempla oito áreas de ensino, incentivando seus participantes a desenvolverem habilidades de escrita de documentos técnico-científicos para publicações numa revista interna e desenvolverem experimentos científicos.
Coordenação e Oficinas
Funciona no Colégio Santo Antônio o sistema de coordenação por turma, que permite um acompanhamento individualizado dos alunos. Eles procuram motivar os alunos, ajudá-los quando encontram dificuldades e mantêm um contato estreito com os pais. Aliás, os familiares dos alunos são convidados a assumirem esse compromisso de atuarem na formação junto como Colégio.
As Oficinas de Convivência e Cidadania são outro diferencial do Colégio Santo Antônio. Elas trabalham temas como respeito ao outro, sexualidade e solidariedade com os alunos do Ensino Médio. Eles são levados a conhecer outras realidades sociais, para que desenvolvam sua sensibilidade e se tornem cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.
A consciência ecológica é trabalhada por meio de projetos como o “Reciclar é Franciscano”, que envolve alunos de 6º ao 9º ano. Nas aulas de Ciências, eles são incentivados a desenvolver campanhas de conscientização e de coleta do lixo dentro do Colégio. O Setor Pastoral também trabalhou essa questão junto com a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema foi “Fraternidade e Vida no Planeta”.
Atividades extracurriculares
Também contribuem para os bons resultados dos alunos do CSA as atividades extracurriculares, que são uma tradição desde seus primórdios em São João del-Rei, há mais de cem anos. São oferecidas várias modalidades esportivas e artísticas, para que os alunos desenvolvam essas habilidades e combatam seu stress.
Novos talentos artísticos são revelados nos três corais, na Orquestra Experimental, no grupo de teatro Gambiarra, no grupo de Dança Folclórica, no Corpo de Baile, o Grupo de Flauta e o Grupo de Violões. Eles se apresentam nos eventos e celebrações do Colégio e também em festivais e apresentações em outras cidades. O “Santo Antônio faz Arte”, realizado no final do segundo semestre num grande teatro da cidade, é o ponto alto dessas apresentações.
Há aulas de futsal, handebol, voleibol e ginástica, xadrez, ginástica olímpica, musicalização infantil, violão, violino, flauta e canto coral. Os alunos também participam dos Jogos Escolares da Amizade e de outros torneios escolares. Também são organizadas excursões acadêmicas, como é o caso do curso de Biologia Marinha, em Angra dos Reis.
Gratuidade Educacional
Por meio do Programa Gratuidade Educacional, o Colégio Santo Antônio concede cerca de 300 bolsas de estudo aos alunos oriundos de famílias de baixa renda. Muitos deles cursam o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no CSA. Vários foram aprovados em vestibulares de universidades federais.
Instituição centenária
O Colégio Santo Antônio (CSA) foi fundado no dia 1º de maio de 1909, em São João del Rei, por um grupo de frades franciscanos que veio da Holanda. Com pouco tempo de funcionamento, a instituição começou a se destacar pela qualidade do ensino e passou a atrair alunos de várias cidades de Minas e até de outros estados. Foi preciso criar-se um internato e vários alunos ilustres como o ex-presidente da República Tancredo Neves e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Velloso, estudaram lá.
Em 1950, um grupo de frades inaugurou a unidade do Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte. Inicialmente, foi implantado apenas curso Científico, hoje denominado Ensino Médio. O objetivo era de preparar melhor os alunos da capital para ingressarem em universidades de Minas Gerais e outros estados. A unidade do CSA, em São João del Rei, prosseguiu com suas atividades até 1972.
O primeiro diretor do CSA em Belo Horizonte foi frei Bertrando van Breukelen. Os atuais diretores são frei Jacir de Freitas Faria (Geral e Pedagógico), frei Alexsandro Rufino da Silva (Administrativo e Financeiro) e frei Jonas Nogueira da Costa (Pastoral).
O que é o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, em 1998, para ser uma simples ferramenta de avaliação do desempenho de estudantes que acabavam de concluir o Ensino Médio. O interesse pelo teste aumentou e, em 2011, teve 5,3 milhões de inscritos. Em 2005, o exame se tornou protagonista da grande aposta de democratização do ensino: o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Em 2009, o Enem inaugurou uma nova era na educação brasileira, quando foi totalmente reformulado, com o objetivo de substituir os tradicionais vestibulares. Mas o vazamento da prova no mesmo ano, às vésperas da aplicação, gerou muitas críticas ao teste.
Hoje, o resultado do Enem é usado para preencher mais de 80 mil vagas em universidades federais do país e integra o processo seletivo de dezenas de outras instituições. Em Minas, todas as federais adotam o exame, sendo que a UFMG, a última a aderir, decidiu usá-lo no lugar da primeira fase do seu concurso. A próxima edição do Enem está marcada para 22 e 23 de outubro próximo. 


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Assembleia da Pastoral Vocacional Regional Leste II

Aconteceu, em BH, na casa de Retiro São José, a XXXII Assembleia do Serviço de Animação Vocacional. O evento começou dia 09, as 17hs e terminou dia 11 de setembro às 12hs. Foram dias de convivência, oração e desenvolvimento do tema: 'A comunicação na Animação vocacional da Juventude.'No primeiro dia, fez-se memória dos Congressos Nacional e Latinoamericanos, sob a assessoria de Irmã Clotildes Prates de Azevedo, da Congregação das irmãs Apostolinas. Os vários tipos de jovens com suas tribos e os meios de comunicação que estão a disposição dos mesmos, foram o assunto do segundo dia. A variedade de juventudes e recursos disponíveis na internet, foram os desafios apontados para Animação Vocacional. No último dia, após a oficina sobre variadas ferramentas na internet, houve partilha de grupos acerca destes recursos, bem como algumas pistas para bem utilizá-los a favor da animação vocacional. Além dos trabalhos realizados, fez-se eleição do novo coodernador do Regional leste II e indicação do coordenador (a) de cada província, sendo assim compreendidas: Juiz de Fora, Diamantina, Uberlândia, Mariana, Montes Claros, Belo Horizonte, Pousa Alegre e Vitória. Pe. Elizeu, de Mariana, foi eleito como novo coordenador do Regional. Terminadas todas as atividades, encerrou-se com uma celebração eucaristica em agradecimento a Deus por mais um passo dado nesta dimensão vocacional. A Província Santa Cruz estava representada na pessoa de Frei João Ricardo Teodoro. 


sábado, 10 de setembro de 2011

II ENCONTRO PROVINCIAL DA JUVENTUDE FRANCISCANA


Começou o II Encontro Provincial da Juventude Franciscana em Divinópolis, com a presença de 26 jovens que vieram de diversas regiões: Betim, Belo Horizonte, São João Del - Rei, Salinas, Novo Horizonte, Itinga, Teixeira de Freitas... Foi com muita alegria e disposição que os jovens compareceram a oração da manhã, para dar inicio as atividades do dia. “Como ser um jovem Cristão nos dias de hoje”, foi o tema desenvolvido na primeira oficina preparada por Frei Edivaldo Nunes. A parte da tarde fica por conta de Ana Carolina  de São João Del-rei trabalhando a oficina “Como ser um Jufrista” e Frei Árlaton Luiz “Como ser um jovem franciscano”. 
A pastoral vocacional traz como proposta realizar encontros onde os jovens possam conhecer o carisma Francisclariano e buscar em Francisco e Clara de Assis um ideal de vida. Amanhã tem mais...

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Grito dos Excluídos

Betim(MG) – Neste dia 7 de setembro, as pastorais e movimentos sociais celebraram o 17ºGrito dos Excluídos. A iniciativa visa mostrar que não basta uma independência meramente política, mas que contribua para a vida digna para todos, e isso só será possível com iguais oportunidades e sem exclusão social de todos os tipos.
O lema do 17º Grito é “Pela vida grita a Terra... Por direitos, todos nós!”, que associa a preservação ambiental aos direitos do povo brasileiro.
Em Betim, a mobilização teve início na Praça do Senai e seguiu em direção à paróquia são Francisco. Durante o trajeto, houve várias apresentações culturais e vários depoimentos de pessoas engajadas em lutas específicas, como a inclusão dos Hansenianos e representantes da Campanha pelo Metrô até Betim, entre outras.
Estiveram presentes pessoas de diversas paróquias de Betim e Contagem, padres, religiosos e religiosas, membros sindicais e representantes do Poder Público.
Ao meio dia, deu-se finalmente o ‘Grito’, manifestando assim o desejo de uma pátria acolhedora das diferenças, com respeito à dignidade humana, para todos os brasileiros.

Frei Oton Júnior, ofm.


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Renovação dos Votos de Frei Luciano Lopes

Betim(MG) – Com uma missa às 19h, presidida pelo Ministro Provincial, Frei Francisco Carvalho Neto, Frei Luciano Lopes renovou sua consagração dos Conselhos Evangélicos por mais um ano. A celebração se deu na capela do Convento Santa Maria dos Anjos, onde vivem os frades de profissão temporária.Frei Luciano Lopes nasceu em Vila Velha, ES. Cursa o último período de teologia e se prepara para no dia 2 de fevereiro emitir seus votos solenes, juntamente com os frades: Irwin, Júnio, Robério e Rogério, além de Frei Emanuel, da Fundação N. Sra. de Fátima, que reside também no convento, em Betim. No próximo ano, Frei Luciano comporá a fraternidade de Jequitinhonha, no norte do estado.
Após a celebração, os frades tiveram um jantar festivo.
Ao Frei Luciano, membro de nossa equipe de comunicação, nossos votos de felicidades e perseverança em sua opção.

Frei Oton Júnior, ofm



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Coleta pela missão na Amazônia

BELO HORIZONTE(MG)- O Ministro Provincial da Província Santa Cruz, Frei Francisco Carvalho Neto, escreve apresentando o Projeto Amazônia, assumido por toda a Ordem dos Frades Menores e concretizada pela Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB). A coleta visa a manutenção dos frades na região da Amazônia, bem como aquisição de terrenos para as comunidades em suas celebrações e projetos sociais.
Segundo Frei Francisco, “o valor arrecadado nestas coletas é destinado à ação pastoral (material de formação) e implantação de estruturas mínimas de funcionamento de comunidades eclesiais e despesas de deslocamentos dos missionários para áreas de atuação das comunidades indígenas.
A complementação da manutenção dos frades missionários é assumida pelas diversas províncias em forma de rateio”.Os frades estão presentes na região amazônica desde o século XVI, sendo que atualmente a presença se dá tanto pelos frades da região como de uma fraternidade interprovincial.
“Essa missão compartilhada da CFMB – diz Frei Francisco - deve ser conhecida do nosso povo, que também é chamado a se sentir corresponsável. Se, no momento, não podemos colaborar com o envio de missionários frades ou leigos, que ao menos participemos com ajuda econômica para sustentação daquela missão. Gostaria de informar que as coletas realizadas em 2009 e 2010 foram de grande significado para ajudar na aquisição terrenos para construção de locais de encontros formativos e celebrativos de comunidades eclesiais muito pobres na periferia de Roraima, onde os nossos frades estão residindo”.
A coleta é sempre realizada por ocasião do Dia da Amazônia, 5 de setembro. Este ano, será feita entre os dias 3 e 4 de setembro.As doações podem ser feitas por meio da seguinte conta:

Banco Bradesco
Casa de Santo Antônio
Agência 2146-6
Conta Corrente 039380-0
 
Conto com o apoio de todos.
Com meu abraço fraterno,

Fr. Chiquinho, ofm
Ministro Provincial.

 
 
Clique na imagem acima Leia mais sobre o Projeto Amazônia.





quinta-feira, 1 de setembro de 2011

X Encontro Cultural Franciscano

DIVINÓPOLIS(MG)- Acontecerá, de 5 a 14 de setembro, no Centro Franciscano, em Divinópolis, o X Encontro cultural Franciscano, cujo tema deste ano é: “PELA VIDA GRITA A TERRA; POR DIREITO, TODOS NÓS”, inspirado na Campanha da Fraternidade de 2011.Ao longo da Semana, haverá uma programação variada, marcada basicamente por apresentações culturais e exposições acerca do tema.




Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes