quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Enem 2010 - Colégio Santo Antônio fica em 5º lugar no Brasil

O Colégio Santo Antônio (CSA) ficou em 5º lugar no Brasil, entre as 26.099 escolas cujos alunos participaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os alunos do CSA alcançaram uma média de 740,06 pontos, que superou a do Enem/2009 que foi de 722,93. Em Belo Horizonte e em Minas Gerais, o CSA ficou em 2º lugar, com uma diferença de 1,91 pontos para o primeiro lugar. Um total de 302 alunos do Colégio Santo Antônio participaram das provas do Enem/2010, o maior número entre os 20 colégios que ficaram nos primeiros lugares do ranking. “Isso faz uma grande diferença, já que com um número maior de alunos, eles precisam ir muito bem nas provas para que a média seja elevada”, comenta o coordenador geral, Olavo Sérgio Campos (Kafunga).
A direção, os coordenadores, professores e funcionários ficaram muito felizes com o resultado. Para o diretor geral e pedagógico frei Jacir de Freitas Faria, essa conquista só foi possível em virtude de uma soma de fatores, entre eles a excelência acadêmica do Colégio Santo Antônio, a inteligência e o empenho dos alunos, além do comprometimento e da competência do corpo docente e dos funcionários. “Nossos alunos têm responsabilidade para lidar com a autonomia que recebem”, acrescenta ele.
O desempenho dos alunos do Colégio Santo Antônio no Enem vem num crescendo. No Exame de 2008, eles ficaram em 4º lugar no Brasil, 2º lugar em Belo Horizonte e 3º lugar em Minas. Em 2009, as posições em nível estadual e municipal foram mantidas. Dessa vez, o CSA ficou em 5º lugar no Brasil e em 2º lugar no Estado e na capital.
Segredo do êxito
Há que se ressaltar, acima de tudo, o trabalho pedagógico do CSA, que contempla a valorização dos professores e incentivos para sua qualificação. Um grande número deles possui títulos de Mestrado e Doutorado. O CSA também procura incutir nos seus alunos o hábito de estudar regularmente. Eles são orientados a estudar pelo menos 2 a 3 horas por dia e não deixar matéria acumular.
O Colégio conta com duas Bibliotecas, com cerca de 45 mil volumes, que oferecem baias individuais e salas de estudo. Há ainda laboratórios de Ciências, Biologia, Física e Química. Outra novidade é a Rádio/Estúdio CSA, que tem programas de cunho pedagógico, pastoral e cultural.
Os novatos participam de um programa de ajustamento pedagógico, para poderem acompanhar suas turmas. Há ainda serviço de monitoria para auxiliar o aprendizado. As recuperações paralelas são uma alternativa para os alunos tentarem melhorar suas notas. Os alunos do CSA fazem prova semanalmente, o que evita o acúmulo de matéria e facilita a fixação dos conteúdos.
Depois de fazerem esse investimento na formação dos alunos desde o Ensino Fundamental 1, o CSA também dá-lhes liberdade, que é vivida com responsabilidade. Há alguns anos foi adotada a política dos portões abertos, que permite aos alunos do Ensino Médio poderem sair do Colégio na hora do recreio para lanchar ou conversar com os amigos. Outra novidade é que na última sexta-feira de cada mês, os alunos do 3º ano do Ensino Médio têm o Dia D, no qual eles vêm fantasiados para o Colégio. Essa descontração também ajuda no seu desempenho.
Valores franciscanos
Como instituição educacional franciscana, o Colégio Santo Antônio procura orientar sua ação pedagógica à maneira de São Francisco de Assis, cultivando valores como ética, justiça e solidariedade. O CSA realiza encontros de Catequese e Crisma, organiza a celebração das principais datas religiosas como Páscoa, Dia de Santo Antônio e Dia de São Francisco. Também promove reflexões sobre a contribuição da Igreja Católica e da sociedade para a construção de um mundo de paz, sem injustiças econômicas e sociais.
CSA Avançado
Outra novidade do Colégio é o CSA Avançado. Trata-se de uma iniciativa pioneira em nível de Ensino Médio das escolas particulares e públicas de Belo Horizonte. Ele foi lançado, no início de 2008, com o objetivo de criar nos alunos o espírito investigativo, a fim de que desenvolvam o perfil de jovens cientistas. Ele trabalha conteúdos que vão além do que é ministrado em sala de aula.
Outro benefício trazido pelo CSA Avançado é que ele contempla oito áreas de ensino, incentivando seus participantes a desenvolverem habilidades de escrita de documentos técnico-científicos para publicações numa revista interna e desenvolverem experimentos científicos.
Coordenação e Oficinas
Funciona no Colégio Santo Antônio o sistema de coordenação por turma, que permite um acompanhamento individualizado dos alunos. Eles procuram motivar os alunos, ajudá-los quando encontram dificuldades e mantêm um contato estreito com os pais. Aliás, os familiares dos alunos são convidados a assumirem esse compromisso de atuarem na formação junto como Colégio.
As Oficinas de Convivência e Cidadania são outro diferencial do Colégio Santo Antônio. Elas trabalham temas como respeito ao outro, sexualidade e solidariedade com os alunos do Ensino Médio. Eles são levados a conhecer outras realidades sociais, para que desenvolvam sua sensibilidade e se tornem cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.
A consciência ecológica é trabalhada por meio de projetos como o “Reciclar é Franciscano”, que envolve alunos de 6º ao 9º ano. Nas aulas de Ciências, eles são incentivados a desenvolver campanhas de conscientização e de coleta do lixo dentro do Colégio. O Setor Pastoral também trabalhou essa questão junto com a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema foi “Fraternidade e Vida no Planeta”.
Atividades extracurriculares
Também contribuem para os bons resultados dos alunos do CSA as atividades extracurriculares, que são uma tradição desde seus primórdios em São João del-Rei, há mais de cem anos. São oferecidas várias modalidades esportivas e artísticas, para que os alunos desenvolvam essas habilidades e combatam seu stress.
Novos talentos artísticos são revelados nos três corais, na Orquestra Experimental, no grupo de teatro Gambiarra, no grupo de Dança Folclórica, no Corpo de Baile, o Grupo de Flauta e o Grupo de Violões. Eles se apresentam nos eventos e celebrações do Colégio e também em festivais e apresentações em outras cidades. O “Santo Antônio faz Arte”, realizado no final do segundo semestre num grande teatro da cidade, é o ponto alto dessas apresentações.
Há aulas de futsal, handebol, voleibol e ginástica, xadrez, ginástica olímpica, musicalização infantil, violão, violino, flauta e canto coral. Os alunos também participam dos Jogos Escolares da Amizade e de outros torneios escolares. Também são organizadas excursões acadêmicas, como é o caso do curso de Biologia Marinha, em Angra dos Reis.
Gratuidade Educacional
Por meio do Programa Gratuidade Educacional, o Colégio Santo Antônio concede cerca de 300 bolsas de estudo aos alunos oriundos de famílias de baixa renda. Muitos deles cursam o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no CSA. Vários foram aprovados em vestibulares de universidades federais.
Instituição centenária
O Colégio Santo Antônio (CSA) foi fundado no dia 1º de maio de 1909, em São João del Rei, por um grupo de frades franciscanos que veio da Holanda. Com pouco tempo de funcionamento, a instituição começou a se destacar pela qualidade do ensino e passou a atrair alunos de várias cidades de Minas e até de outros estados. Foi preciso criar-se um internato e vários alunos ilustres como o ex-presidente da República Tancredo Neves e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Velloso, estudaram lá.
Em 1950, um grupo de frades inaugurou a unidade do Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte. Inicialmente, foi implantado apenas curso Científico, hoje denominado Ensino Médio. O objetivo era de preparar melhor os alunos da capital para ingressarem em universidades de Minas Gerais e outros estados. A unidade do CSA, em São João del Rei, prosseguiu com suas atividades até 1972.
O primeiro diretor do CSA em Belo Horizonte foi frei Bertrando van Breukelen. Os atuais diretores são frei Jacir de Freitas Faria (Geral e Pedagógico), frei Alexsandro Rufino da Silva (Administrativo e Financeiro) e frei Jonas Nogueira da Costa (Pastoral).
O que é o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, em 1998, para ser uma simples ferramenta de avaliação do desempenho de estudantes que acabavam de concluir o Ensino Médio. O interesse pelo teste aumentou e, em 2011, teve 5,3 milhões de inscritos. Em 2005, o exame se tornou protagonista da grande aposta de democratização do ensino: o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Em 2009, o Enem inaugurou uma nova era na educação brasileira, quando foi totalmente reformulado, com o objetivo de substituir os tradicionais vestibulares. Mas o vazamento da prova no mesmo ano, às vésperas da aplicação, gerou muitas críticas ao teste.
Hoje, o resultado do Enem é usado para preencher mais de 80 mil vagas em universidades federais do país e integra o processo seletivo de dezenas de outras instituições. Em Minas, todas as federais adotam o exame, sendo que a UFMG, a última a aderir, decidiu usá-lo no lugar da primeira fase do seu concurso. A próxima edição do Enem está marcada para 22 e 23 de outubro próximo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes