quinta-feira, 21 de julho de 2011

Retiro para Profissão Solene




RODEIO (SC) Para fortalecimento do nosso carisma, a CFMB – Conferência dos Frades Menores do Brasil está conseguindo concretizar mis um de seus muitos desejos e desafios. Várias entidades de nossa Conferência aderiram à proposta de realizar em Conjunto o retiro de Profissão Solene de seus frades. Eis as entidades e seus respectivos frades: Fundação Nossa Senhora das Graças (PI) – Frei Eduardo; Fundação Nossa Senhora de Fátima (MG) – Frei Emanuel; Província Santíssimo Nome de Jesus (GO) – Frei Alex e Frei Benedito; Província Santa Cruz (MG); Frei Irwin, Frei Júnio, Frei Luciano, Frei Robério e Frei Rogério; Província da Imaculada Conceição (SP) – Frei André, Frei João Francisco, Frei Leonardo, Frei Marcos, Frei Paulijackson, Frei Silas e Frei Weliton.
Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro da Ministro da Província da Imaculada Conceição, em carta dirigida aos ‘retirantes’ e pregadores assim nos acolheu: “Faço votos que todos possam, a partir desta nossa casa de noviciado e do eremitério [em Rodeio - SC], fazer a experiência do fraterno encontro de irmãos dados pelo Senhor: de irmãos que partilham sua vocação, de irmãos que comungam suas histórias e que juntos convergem vocacionalmente para o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Faço votos que este tempo de Graça seja um tempo santificante para todas as nossas Entidades”.
Iniciamos no dia 06 de julho com a acolhida do Guardião da Fraternidade, Frei Valdir. O retiro está dividido em algumas etapas, sendo que a primeira foi conduzida por Frei Vicente (Província Santa Cruz). Esta primeira etapa foi até 12 de julho, e abordou o autoconhecimento, a relação consigo mesmo e com os outros, a autoestima..., enfim, um momento para nos ajudar na reflexão sobre o passo que cada um desses frades estão dando em sua vida e também compreender como nosso comportamento e integração com o mundo influenciará na vida das pessoas que nos cercam.
De fato, reviver a experiência da vida no Noviciado, onde tudo é vivido com intensidade, nos ajuda a refletir o que estamos querendo abraçar de forma definitiva, a vida de oração, vida fraterna, vida de trabalho, etc. Entretanto, esta experiência de retiro envolvendo várias entidades da Conferência nos faz vislumbrar um aspecto muitas vezes esquecido por todos nós, o de que não somos formados para nossas entidades, porém, para a Ordem.
A integração que nós tivemos desde o início do retiro demonstra que as barreiras são superáveis, pois, em qualquer lugar do mundo, com qualquer confrade somos chamados, como São Francisco, a seguir o Cristo pobre e crucificado. Só podemos fazer esse processo de discipulado de forma coerente conhecendo a si mesmo para que saibamos o que estamos doando a Jesus, a Ordem e a Igreja. Por isso a primeira etapa do retiro refletiu sobre o Ser Humano com suas limitações, desafios de relacionamento intra e interpessoal. A partir do dia 13 de julho comungaremos de outras reflexões essenciais para a nossa vida consagrada franciscana, que terá o auxílio de outros pregadores como Frei Marcos Antônio, Frei Valdir e Frei Samuel.

Por Frei Alex Oliveira Almeida, OFM.





Frades da Província Santa Cruz.

Frades da Província Santíssimo Nome de Jesus

Frades das Fundações: N.Sra de Fátima (Triângulo Mineiro) e N.Sra das Graças (Piauí)

Frades da Província Imaculada Conceição


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes