quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Custódia São Benedito da Amazônia inicia seu Capítulo eletivo

Tem início no dia 4 de novembro o Capítulo eletivo da Custódia São Benedito da Amazônia. Até o dia 11, os frades farão uma avaliação dos trabalhos realizados nos últimos anos, bem como traçarão as metas para o próximo período. Por se tratar de um Capítulo eletivo, em que será eleito o novo Custódio juntamente com seu Conselho, a tradição da Ordem delega para a Entidade um Visitador Geral que, em nome do Ministro Geral, visita cada frade, preside o Capítulo, dá posse ao novo governo e acompanha as primeiras reuniões, chamadas de Congresso Definitorial. Para esta ocasião, o Visitador é Frei Eduardo Metz, frade da Província Santa Cruz. 
O capítulo traz como tema “viver o dom do Evangelho na Amazônia”. 
Conheça um pouco mais da presença dos frades na região da Amazônia: 
Os primeiros missionários franciscanos chegaram à Amazônia brasileira em 1617. Retornaram depois da expulsão do Marquês de Pombal. E Mantém uma presença ininterrupta desde 1907. 
Em 21 de setembro de 1903, o Papa Pio X criou a Prelazia de Santarém, tendo como prelado o padre Frederico Benício de Souza Costa, que enfrentou muitas dificuldades na região sugeriu ao Papa que entregasse a Prelazia a uma Ordem religiosa. O Papa Pio X, acolhendo o pedido do então prelado, decidiu entregar a Prelazia de Santarém aos cuidados dos frades menores. Foi assim que, em 03 de agosto de 1907, chegavam a Santarém os frades: Frei Armando Balhmann(foto), novo Prelado de Santarém, acompanhado de Frei Capistrano Niggemeyer e do Irmão Frei Camilo Lauer. Em 1909, a Província de Santo Antônio assumiu a responsabilidade de manter frades na Prelazia, marcando assim a segunda etapa da presença franciscana na Amazônia. 

Em 1943, quatro frades norte-americanos da Província do Sagrado Coração de Jesus, com sede em St. Louis, reforçaram esta presença. Em 1958, a Custódia do Sagrado Coração assumiu a Prelazia de Santarém, hoje diocese. Os frades da Província de Santo Antônio seguiram para a prelazia de Óbidos. 

Em dia 10 de março de 1990, é a data de fundação da Custódia São Benedito da Amazônia. Frei Roberto Karris (Província Sagrado Coração de Jesus - EUA) leu a declaração de fundação, pelo decreto do Ministro Geral John Vaughn. O Primeiro Vice-provincial foi Frei Miguel Kellet e Frei João Miguel Araújo, Vigário, o primeiro conselho foi formado pelos seguintes frades: Frei Gregório Joeright, Frei Francisco Paixão, Frei João Schwieters e Frei Francisco Silva. 
A nova Vice-Província, que têm sua origem missionária era formada por missionários, frades alemães, norte-americanos e brasileiros, pela graça de Deus constituem esta fraternidade que é hoje a Custódia São Benedito da Amazônia. 
Hoje, a Custódia é composta por 40 frades de profissão solene, 4 de profissão temporária, 4 noviços e 8 postulantes. As fraternidades estão espalhadas na imensa Amazônia, do extremo Oeste – Boa Vista (RR) ao extremo Leste - Belém (PA), estão assim distribuídas: Boa Vista(RR) ; Itaituba(PA); Jacareacanga e Missão(PA); Monte Alegre(PA); Óbidos(PA); Santarém(PA): Cúria Custodial – Postulantado; Noviciado; Manaus – Filosofia/Teologia; Frades em Estudos fora da Custódia – Petrópolis(RJ), Salvador(BA), Roma(IT), Jerusalém(Terra Santa). 

Fonte: http://ofmamazonia.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes