segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A Sagrada Escritura na Vida de Francisco, um convite e uma experiência para o mês da Bíblia

Celebramos o mês de setembro, mês dedicado a Bíblia. Esta celebração quer nos ajudar a aprofundar cada vez mais o amor pela Sagrada Escritura e a centralidade da Palavra de Deus em nossas vidas, seja ela em nossas famílias ou nos momentos celebrativos de nossa comunidade.
A bíblia e um livro que já foi traduzida para 1.685 línguas e que está presente na grande maioria das famílias ocidentais. Em suas paginas encontramos uma grande riqueza histórica e espiritual; uma fonte inesgotável de Deus, único e verdadeiro que caminha junto com seu povo.
A cada livro, capítulo ou versículo que lemos, somos convidados a nos deparar com uma “Palavra” que é viva, eficaz, penetrante, libertadora, fonte de sabedoria, inspiradora e uma verdadeira “lâmpada para os meus pés, e luz para o caminho” (Sl 119,105).
Na sagrada escritura vemos que a “palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12-13). Este versículo, relatado na carta de são Paulo aos Hebreus, é um convite para todos nós, aprofundar e vivenciar o mistério desse Deus, fonte de vida e que se faz presente em nossas vidas.
A vivência da palavra de Deus também se tornou de profunda importância na vida de nosso Seráfico Pai, São Francisco de Assis.
São Francisco buscava um modo de vida a partir do Evangelho de Cristo. Na Sagrada Escritura á que Francisco encontrou “o caminho” e as exortações para sua vida. Na Palavra de Deus, nosso Pai Seráfico; soube certamente encontrar os anseios de sua alma, nestas “Palavras” descobriu o fundamento de sua vida: “A regra e vida dos Frades menores é esta: observar o santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade.” (Rb1, 2).
Francisco viveu radicalmente o Evangelho. Era um homem simples e que procurou a cada instante e em cada momento acolher as palavras de Deus em sua vida: “As palavras que eu vos tenho dito são espírito e vida” (Jo 6,63).
Em seu testamento, Francisco nos mostra o cuidado e a importância para com os evangelhos: “E a todos os teólogos e aos que ministram as santíssimas palavras divinas devemos honrar e venerar como a quem nos ministra espírito e vida”. (Test. 13). Toda essa veneração é fruto de um encontro, e reconhecimento do Deus bondoso que envia sua mensagem de libertação e salvação, mensagem da Boa Nova proclamado por seu Filho Cristo Jesus; a este povo eleito de Deus.
São Francisco aproximava da Sagrada Escritura através de uma atitude de humildade, amor e com um espírito de fé. Não se aproximava da escritura com uma mentalidade de estudioso, mas sempre esteve confiante na busca da vontade de Deus. Para Francisco, o melhor método para aprender a ler a bíblia é a dedicação em meditar a palavra de Deus com grande amor e devoção.
Como Francisco, somos chamados a encontrar com este Deus criador; encontrar com esta mensagem que nos questiona a cada dia, no mais profundo de nosso coração, sendo esta espada de dois gumes e esta lâmpada para guiar nossos passos. Neste mês em que a Igreja nos convida a contemplar, rezar e vivenciar a palavra, deixemos nos guiar por esta mensagem e por esta escuta verdadeira, que o Senhor tem a nos dizer através desta palavra que permanece para sempre, (1Pd.1,25).
Por tanto, dediquemos a “leitura orante” da palavra de Deus, em nossa comunidade e principalmente em nossas famílias, para que assim possamos compreender a cada dia a “Boa Nova” de Nosso Senhor Jesus Cristo. Criando um Espírito de meditação, contemplação e principalmente de ação, seguindo o exemplo de São Francisco, que bem soube ouvir e vivenciar os princípios evangélicos.

Frei Adenilton, ofm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes