quarta-feira, 18 de julho de 2012

II Etapa do Curso para Formadores, Guardiães e Animadores Vocacionais promovido pelo SERFE

“A Formação não é mais apenas um tempo pedagógico de preparação para os votos, mas representa um modo teológico de pensar a própria vida consagrada, que é, em si, uma formação jamais terminada” (Partir de Cristo, 15).



Nestes dias de julho (de 09 a 21) está sendo realizada em Petrópolis (RJ) a segunda etapa do Curso para Formadores, Guardiães e Animadores Vocacionais promovido pelo SERFE (Serviço para a Formação e os Estudos) da CFMB (Conferência dos Frades Menores do Brasil) em parceria com o ITF (Instituto Teológico Franciscano). O clima frio do inverno na serrana Cidade Imperial contrasta com o caloroso acolhimento da Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus e o clima fraterno entre os participantes, provenientes de 09 entidades desta Conferência. Os temas estudados e discutidos com empenho e profundidade nesta etapa são:

 Relação de ajuda na Formação;

 Formar para a comunhão de vida e de ação com a Família franciscana;

 Desafios no processo de discernimento vocacional;

 “Fostes chamados à liberdade” – Apresentação do Documento da OFM sobre a Formação Permanente;

 O Percurso do Acompanhamento Formativo Franciscano;

 A Formação nos últimos documentos do Magistério e da Ordem dos Frades Menores.

A formação dos formadores é uma das preocupações da Ordem, ressaltada reiteradamente em capítulos gerais e lucidamente exigida pela Ratio Formationis Franciscanae (RFF 149, §1). A nossa Conferência dos Frades Menores promove este Curso desde o início dos anos 90, o que muito tem favorecido na capacitação e animação daqueles que atuam em diversas etapas da formação nas onze entidades de nossa ordem no Brasil.

Frei Beto Breis, ofm

Delegado do SERFE\CFMB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes