sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dedicação de Santa Maria Maior

A Basílica de Santa Maria Maior, ou Basílica de Nossa Senhora das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, junto com a de São Pedro, a de São Paulo e a de São Joãode Latrão. Foi construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso, em 431.
A Basílica de Santa Maria Maior de Roma é a mais antiga igreja do Ocidente consagrada à Virgem Maria. A declaração dogmática de Maria Mãe de Deus foi recebida com grande entusiasmo por toda a comunidade católica. E foi então que se construiu em Roma a grandiosa Basílica.
Narra uma lenda tardia que Nossa Senhora, aparecendo na mesma noite de 5 de agosto de 352 ao papa Libério e a um patrício romano, teria convidado ambos a construírem uma igreja onde de manhã encontrassem neve. Na manhã do dia 6 de agosto uma prodigiosa nevada, cobrindo a área exata doedifício, teria confirmado a visão, convencendo o papa e o rico patrício aporem mãos à obra na construção do primeiro grande santuário mariano, que recebeu o nome de Santa Maria da Neve. Pouco menos de um século depois, o papaSisto III, para recordar a celebração do concílio de Éfeso (431) no qual era proclamada a maternidade divina de Maria, reconstruiu a igreja nas dimensões atuais. Desta obra permanecem as naves com as colunas e os trinta e seis mosaicos que enfeitam a nave superior. À forma atual da basílica contribuíram vários pontífices, desde Sisto III que pôde oferecer ao povo de Deus o maior monumento ao culto da bem-aventurada Virgem, até os papas de nossa época. A basílica foi também denominada Santa Maria do Presépio, já antes do século VI,quando aí foram levadas as tábuas de antiga manjedoura, que a devoção popular identificou com a que acolheu o Menino Jesus na gruta de Belém. A celebração litúrgica da dedicação da basílica entrou no calendário romano somente no ano 1568.

Faça um tour virtual pela Basílica de Sanata Maria Maior. Vale apena ver, rotação de 360º do lugar(gire o mouse, aproxime,afaste...).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes