terça-feira, 2 de agosto de 2011

2 de Agosto, festa de Santa Maria dos Anjos

A Ordem franciscana celebra na terça-feira, 2 de agosto, a festa de santa Maria dos Anjos, relembrando de modo especial a capela reconstruída por São Francisco durante seu período de conversão, e onde se deu a fundação da Ordens dos frades Menores.
Conhecida popularmente como capela da Porciúncula, a pequena construção foi palco de importantes acontecimentos no franciscanismo: a fundação da Ordem dos Frades Menores, em 1209; em 1211, santa Clara recebeu ali o hábito religioso; em 1216, Francisco recebe uma iluminação mística do chamado “perdão de Assis”. Em 1226, o Seráfico Pai acolheu ali a ‘nossa irmã, a morte corporal’.
Em 1986 aconteceu o importante encontro do papa João Paulo II com lideranças religiosas de todo o mundo para rezarem pela paz.
Atualmente, a capela da Porciúncula está emoldurada pela grande basílica papal de Santa Maria dos Anjos, construída entre 1569 e 1679.
Algumas referências sobre a Porciúncula nas Fontes Franciscanas: “Depois que o santo de Deus trocou de hábito e acabou de reparar a mencionada igreja, mudou-se para outro lugar próximo da cidade de Assis. Aí começou a reedificar outra igreja, abandonada e quase destruída, e desde que pôs mãos à obra não parou enquanto não terminou tudo. Dali passou a outro lugar, chamado Porciúncula, onde havia uma antiga igreja da Bem-aventurada Virgem Mãe de Deus, mas estava abandonada e nesse tempo não era cuidada por ninguém. Quando o santo de Deus a viu tão arruinada, entristeceu-se porque tinha grande devoção para com a Mãe de toda bondade, e passou a morar ali habitualmente. No tempo em que a reformou, estava no terceiro ano de sua conversão. Por essa época, usava um como um hábito de ermitão, cingido com uma correia, e andava com um bastão e com os pés calçados” (1Cel 21).
“No ano de 1226 da Encarnação do Senhor, domingo, dia 4 de outubro, em Assis, sua terra, e na Porciúncula, onde fundara a Ordem dos Frades Menores, tendo completado vinte anos de perfeita adesão a Cristo e de seguimento da vida apostólica, nosso bem aventurado pai Francisco saiu do cárcere do corpo e voou todo feliz para as habitações dos espíritos celestiais, terminando com perfeição o que tinha empreendido. Seu santo corpo foi exposto e reverentemente sepultado com hinos de louvor nessa mesma cidade, onde brilha em seus milagres para a glória do Todo-Poderoso. Amém” (1Cel 88).

Clique aqui para ler a carta dos Ministros Gerais Franciscanos por ocasião dos 25 anos do ‘Espírito de Assis’
Clique aqui para ver o site da Basílica da Porciúncula, em Assis



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes