quinta-feira, 21 de julho de 2011

CFMB promove retiro unificado

Está sendo realizado desde o dia 6 de julho, o retiro em preparação para a profissão solene dos frades de várias entidades da Ordem dos frades menores do Brasil. O retiro está acontecendo no Noviciado Franciscano São José, Rodeio - SC.
Na segunda semana, Frei Marcos Antônio de Andrade, (da Província Imaculada Conceição do Brasil) conduziu a reflexão acerca da vida de fé e de oração.

Refletimos que a fé consiste fundamentalmente numa atitude radical de abertura para o mistério de nossa existência e de sua acolhida amorosa, modificando o caminhar humano. É por causa da fé que nós somos responsáveis pelo tipo de sociedade, de fraternidade e da qualidade de vida criadas ao nosso redor.
A origem de toda a aventura de Francisco está numa singular experiência de fé realizada através do encontro pessoal com Cristo. A vida de oração é exercício do espírito, é caminho do espírito, de uma decisão de vida, de uma vida de fé, de encontro com o mistério. Para tudo na nossa vida religiosa, Jesus é sempre o modelo, o exemplo, assim também para a nossa vida de oração.
A nossa tarefa na vida de oração é estarmos em união com Deus. Sem oração não existe vida espiritual, nem a possibilidade de estarmos unidos a Deus e nem mesmo a oportunidade de sermos seus instrumentos e muito menos nenhuma possibilidade de vivermos uma vida religiosa feliz e realizada. A oração é o núcleo da nossa vida cristã e de nossa vida religiosa franciscana.

Frei Samuel Ferreira de Lima, (da Província Imaculada Conceição) trouxe como texto para a reflexão: “Para onde nos impele o Espírito na presença e serviço à Igreja?”

Abordou que a eclesialidade é enormemente importante como marco de referência e de legitimação do nosso próprio carisma. Nosso carisma é um serviço à comunidade, e é no interior da vida eclesial que São Francisco e nós vivemos nosso carisma de irmãos menores, servidores. Devemos olhar para nossas raízes franciscanas, a nossa presença e serviço à Igreja que se dá por meio daquilo que é próprio nosso: na fraternidade, na mútua caridade e no diálogo, na escuta da Palavra e do encontro com o Cristo na Eucaristia, na Igreja que celebra a vida e na missão.

Frei Valdir Laurentino, (da Província Imaculada Conceição) escolheu o tema para a reflexão dos “Discípulos de Cristo pobre”.

Na reflexão ele frisou que a nossa regra e a nossa vida consistem em seguir em tudo as pegadas de Jesus Cristo. Que a pobreza de Francisco tinha raízes essencialmente evangélicas e que todos nós somos chamados a servir o Senhor na pobreza e humildade como estrangeiros e transeuntes no mundo.

Precisamos ver hoje, como numa sociedade sócio-econômica diferente,  poderemos manter o essencial da nossa opção pela pobreza. A nossa pobreza evangélica implica igualmente a partilha. Aquilo que possuímos, repartiremos não só entre nós, mas procuraremos igualmente dá-lo para ajudar outros que estão em necessidade tanto material, como espiritual. Mediante a pobreza que escolhemos, poderemos dar aos homens do nosso tempo o testemunho de vida evangélica coerente.

Frei Samuel retomou o retiro abordando o tema: “Mensageiros de Paz no nosso mundo”. Falou-nos que a missão essencial da nossa fraternidade, a sua vocação na Igreja e no mundo, consiste na realização vivida do nosso projeto de vida. O nosso contributo para a construção da Igreja e da humanidade é em primeiro lugar desta ordem: é acima de tudo pela vida que nós damos testemunho. Se de verdade vivermos segundo o Evangelho, a fé, o amor mútuo, a pobreza, a prática da autoridade como serviço, a paz, poderemos ser no seu seio um fermento de inquietação e de contestação evangélicas.

A segunda semana de retiro encerrou com o texto para a reflexão escolhido por Frei Samuel sobre “O seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo: gratuidade dos que aceitam esta vida”.

Para Francisco o Evangelho era o centro e a razão do seu ser. Mediante a revelação que Francisco recebeu para si e para seus irmãos que é a de “viver segundo a forma do Santo Evangelho (Testamento 17)”.

O retiro das cinco entidades franciscanas da Ordem (Província Imaculada Conçeição, Província Santa Cruz, Província Santíssimo Nome de Jesus, Fundação N.Sra de Fátima e Fundação N. Sra das Graças) irão fazer na terceira semana de retiro, a experiência de Eremitério, que inicia a partir do dia 17 de julho.


Frei Luciano Lopes, OFM.
Veja como foi a 1ª Semana de Retiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes