sexta-feira, 20 de maio de 2011

São João del Rei se despede de Frei Estanislau Bartholdy



Frei Estanislau Bartholdy foi sepultado na manhã de quinta-feira, 19 de maio, no cemitério são Francisco, em São João del Rei (MG).







Na tarde de quarta-feira, houve uma celebração no convento são Francisco das Chagas, sede provincial dos Frades Menores, em Belo Horizonte. Estiveram presentes vários frades da região metropolitana e um bom número de fiéis, amigos e admiradores de Frei Estanislau, de diversas paróquias onde o frade trabalhou.

Em seguida, o féretro seguiu para são João del Rei, onde Frei Estanislau fora pároco e passou os últimos anos de sua vida.
Às 19:30h houve uma celebração eucarística presidida pelo vigário provincial, Frei Vicente Ronaldo. O corpo foi velado por toda a noite na igreja nossa Senhora de Lourdes, com grande fluxo de pessoas, de diversas cidades.

Na quinta-feira, dia 19, às 9h, houve outra eucaristia, dessa vez, presidida pelo bispo diocesano, Dom Frei Célio de Oliveira Goulard, e concelebrada por vários padres diocesanos e frades franciscanos. Dom Célio relembrou a importância de Frei Estanislau em seu processo de formação, tendo sido seu professor. Em outros períodos tiveram a alegria de morarem na mesma fraternidade.




Também fizeram seu depoimento Dom Diogo Reesink, bispo emérito de Teófilo Otoni e ex-provincial dos frades; e Frei Vicente Ronaldo, vigário provincial, que representou o Ministro Provincial, Frei Francisco Carvalho, que se encontrava em viagem.

Após a concorrida celebração, o corpo de Frei Estanislau foi levado ao cemitério, acompanhado de um grande número de pessoas, que acompanhou tudo de forma reverente e agradecida pelo exemplo de vida deixado por Frei Estanislau, sobretudo, ressaltando-se sua vida de oração e o carinho pelos pobres.

Às 10:30h o corpo de Frei Estanislau se encontrou com a irmã terra, 'que nos sustenta e governa'. Ele falecera aos 83 anos, vítima de complicações na aórta. Estava hospitalizado em Belo Horizonte há mais de um mês.

Segundo o secretário Provincial, Frei Fabiano Satler, em sua noite derradeira, Frei Estanislau cantara a noite toda, certamente preparando-se para o decisivo encontro de sua vida.

“Que a nossa irmã morte seja bem acolhida, como a gente acolhe o sono, depois de um dia bem ocupado”, como se canta ao celebrar a morte de Francisco de Assis.

A Frei Estanislau, nossa sincera admiração e agradecimento. Riquiescat in pace!



Frei Oton Júnior, OFM.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes