sexta-feira, 17 de setembro de 2010

17 de Setembro: Impressão das Chagas de São Francisco de Assis

Neste dia celebramos a Festa da Impressão das Chagas de nosso Pai São Francisco. Desde o início de sua conversão, dedicou especialíssima devoção e veneração a Cristo crucificado, devoção que até à morte ele marcara a todos por palavras e exemplo.
Em 1224 Francisco recebeu a impressão das chagas no corpo.
No dia 17 de setembro, a Ordem franciscana celebra a festa da estigmatização de São Francisco de Assis. Segundo a descrição de seus hagiógrafos, Francisco, ao retornar a si de um arrebatamento místico, em que contemplava os mistérios dolorosos de Cristo, sentiu-se assinalado pelas chagas da crucifixão do Senhor, a saber, nas mãos, nos pés e no lado direito.
No contexto da Idade Média, por ser algo absolutamente inaudito, interpretou-se como um fato miraculoso. Hoje, em época de demitizações e de investigações científicas, tenta-se dar interpretações a partir de diferentes óticas: psicológica, biológica, psicanalítica, parapsicológica, etc. Evitamos aqui a discussão se os estigmas constituem milagre ou não, até porque não é tão simples conceituar o milagre. Limitamo-nos à análise de relatos do ponto de vista da redação e da história, isto é, tentamos contextualizar os relatos.
Evidentemente, não se pode pretender ser exaustivo em um tema tão complexo, quando se dispõe de espaço pequeno, mas tentaremos resumir algumas destas argumentações, se não para aprofundarmos o tema, pelo menos, para percebermos a sua complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes