segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Caminhada Penitencial



“Nossa Senhora da Piedade intercedei a Deus por nós”
Frei Agmar Roberto, ofm
O Senhor vos dê a paz!
Segundo os conselhos de nosso Pai São Francisco de que nunca se extinga de nós o espírito de oração e devoção, Frei Ademilson, Frei Agmar, Frei Eduardo e Frei Marco Antônio subiram a “montanha” para rezar.
A maneira escolhida para praticarem o exercício de piedade neste segundo domingo da Quaresma foi rezar a via sacra subindo a Serra da Piedade (Caeté) até a “Casa da Mãe”. Tradicionalmente a Paróquia Santa Mônica de Belo Horizonte (Comunidade de origem do Frei Agmar), proporciona uma Caminhada Penitencial Quaresmal até o santuário da Padroeira de Minas Gerais. E foi a convite do Vigário Paroquial, Pe. Lucas Domingos, que os frades se juntaram ao grande número de paroquianos, que lotaram dez ônibus, para uma pequena romaria. Da primeira estação, no pé da serra, até a Igreja Velha são aproximadamente 5000m.
No momento inicial, Pe. Lucas convidou a cada um a recordar os motivos que o levaram a estar ali e motivou a todos a adentrarem no mistério da Cruz de Cristo. Houve uma grande participação dos jovens que rezavam e cantavam com entusiasmo.
No clima da Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude, os jovens foram provocados em praticamente todas as estações da via sacra. Foram desafiados a refletir sobre sua participação na vida social e na Igreja. Mas foi na 12º Estação, após um momento longo de silêncio que várias perguntas foram lançadas para serem meditadas. Algumas delas foram respondidas por pessoas escolhidas durante a Missa. A questão do bom uso dos meios de comunicação teve grande relevância e foi considerado como uma grande força jovem para anunciar a Paz e o Bem.
Chegamos à Igreja Velha às 11h30mim onde aqueles que não podiam subir à pé nos esperavam para celebrar a Eucaristia. Junto deles estava o Pe. Francisco, pároco, que concelebrou com Pe. Lucas.
Durante a celebração a serra foi tomada pela neblina e chuva fina. Momento frio e aconchegante. Foi assim selada nossa manhã orante, abençoada nossa caminhada, nosso esforço de estar mais perto do céu. Logo após a Missa foi o momento do lanche e de curtir o lugar. Em pouco tempo o céu se abriu e o sol veio forte.
Estava tudo muito bom, mas chegou a hora de descermos a “montanha”, não poderíamos armas tendas ali. Retornamos pra nossas casas, apesar do cansaço físico, espiritualmente revigorados, transfigurados, mais dispostos a caminhar e lutar por um mundo mais justo e fraterno a exemplo de Jesus. Animados nós e cheio de confiança de que a Mãe do Verbo Encarnado, a Senhora das Piedade,  intercede incessantemente a seu Filho por nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes