quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Convertei-vos e crede no Evangelho!


Carissimos irmãos e irmãs,

Paz e Bem!


E  é com este propósito de conversão e mudança de vida que toda a Igreja deu início no dia de hoje ao período forte da Quaresma. Com a celebração da quarta-feira de cinzas, na qual recebemos o sinal das cinzas em nossas frontes, e que nos recordam que somos pó e ao pó de nossa mãe e irmã terra retornaremos, entramos num novo tempo litúrgico, em que a cor roxa nos lembra a conversão, o silêncio, a mudança de atitudes e comportamento, na esperança da vida nova em Cristo. Neste tempo, a Igreja nos convida ainda mais às práticas da penitência, do jejum, oração e da caridade.
Aqui em Angola, juntamente com toda a Igreja,os tambores cessaram seus sons, como também as palmas e a dança, para mostrar que estamos em silêncio na escuta atenta do que o Senhor tem para nos falar neste tempo favorável de nossa conversão.
Na grande Vigília Pascal no Sábado Santo, a Igreja toda se alegra com a boa nova da ressurreiçao de Cristo Jesus, quando a vida vence a morte e em que o Cristo, sol nascente, volta a brilhar em meio às trevas da escuridão do medo e do pecado, nos dando uma vida nova, de luz e graça.
Neste momento, nos silenciamos para que possamos fazer a nossa revisão de vida, de ver o que em nós precisa ser mudado, o que podemos melhorar, para que possamos aclamar com júbilo ao som dos tambores, das palmas, panderos, violões, da música e da dança, na Noite Santa, o Cristo vivo e ressucitado, em nosso meio.
Que possamos fazer a abstinência de tudo aquilo que nos impossibilita ser instrumentos da paz e bem, a fazer o ‘jejum da língua’, que mata muitas pessoas e causa discórdia e violência. Que possamos ser homens e mulheres de oração e nela reconhecer nossas limitações e buscar sermos melhores a cada dia, e com isso, fazer um encontro conosco mesmos, com o outro e com Deus, com a ajuda da prática da caridade para com o irmão.  
Que façamos deste tempo, um momento forte de oração, doação e entrega à vontade do Pai, e que, ao chegar a Páscoa, tenhamos alcançado a graça de nos tornados homens e mulheres novos, deixando para traz tudo aquilo que nos impede de caminhar na luz do Cristo ressucitado.
Que  todos tenham como graça este tempo quaresmal, uma semana santa verdadeiramente santa e uma feliz e abençoada Páscoa.



Fr. Rogério S. Rodrigues, ofm. (Angola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes