quinta-feira, 30 de junho de 2011

Retiro da Fraternidade Santa Maria dos Anjos

PIUMHI (MG) - Entre os dias 23 à 26 de junho, realizou-se o Retiro da Fraternidade Santa Maria dos Anjos no Centro de Formação de Piumhi; quem assessorou foi Frei Rodrigo Amédée Peret de Castro, frade da fundação Nossa Senhora de Fátima do Triângulo Mineiro.



No primeiro dia, tratou-se da “Eucaristia como alimento” (Emaús). Eucaristia como dom de si, de Cristo, que é fonte da partilha. O Pai é que dá o verdadeiro pão, Ele nos oferece o alimento, se tornando alimento para todos. Depois falou sobre o profeta Elias e citou uma frase bíblica “Levanta-te e come, o caminho é longo”.

No segundo dia, falou-nos sobre a “dimensão social da Eucaristia”. Temos que buscar o outro por meio da Eucaristia, vivenciar de forma plena o que se vive nas celebrações. Como entender Cristo como união com todos? Como entender as realidades por meio da Eucaristia? As minhas relações são eucarísticas?

No terceiro dia, comentou sobre a “mística eucarística nos sentimentos da pessoa humana”. A construção do mundo passa pelo outro. Todos têm sede do encontro, sede de Jesus. Qual a maior sede que tenho? O encontro se dá na solidão do nosso coração. No encontro mostramos nossas fraquezas ou limitações. As nossas relações tem que ser de “amor” (cf. Jo2, 1-12).

O retiro encerrou tratando sobre a “Eucaristia como possibilidade de abertura”. Devemos arder de vontade para a fidelidade. O discernimento da fidelidade com Deus e o caminho para amar ao próximo. Não se mede pela eficácia, mas pelo que se acredita. Como viver os momentos de drama? Por que continuamos seguindo Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes