segunda-feira, 16 de maio de 2011

34ª Missa Conga é realizada no Santuário de Santo Antônio

DIVINÓPOLIS (MG) - A 34ª edição da Missa Conga foi celebrada neste domingo, 15 de maio, às 15h30, na Igreja do Santuário por Frei Leonardo Lucas. Logo no início da celebração, o celebrante convidou todas as guardas presentes a prestarem sua homenagem a Nossa Senhora e São Sebastião. Tivemos a participação de 30 grupos de congado que misturaram cores, ritmos e cantorias. Quantos espinhos colocamos na cabeça de Jesus. O maior espinho foi a escravidão. Que Nossa Senhora e São Sebastião perdoem nossos pecados e pelo tratamento dado aos escravos, foram palavras de Frei Leonardo no Ato Penitencial. Depois, chamou reis e rainhas para beijarem as imagens.


Em sua homilia, disse-nos: “Deus quer mandar a graça para uma vida melhor. Não adianta reza, se não der a vida pelo irmão. A vida cristã que Jesus trouxe é vida plena, feliz, vida de liberdade. Peçamos a Jesus de Nazaré que nos ajude no processo de libertação; primeiro pessoal, depois social”. Terminou cantando: “eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente”.
Sem dúvida alguma, um dos momentos de maior emoção é a encenação da leitura da Lei Áurea pela Princesa Isabel. Uma leva de escravos atravessa a fachada da igreja, sendo açoitada por um capataz. Em seguida, a princesa chega e faz a leitura da carta de libertação dos escravos. As correntes e algemas são retiradas dos negros e expostas ao público, simbolizando a libertação dos escravos. Reinadeiros, famílias e curiosos acompanharam a celebração.

Há vários anos que a celebração acontece e percebe-se que cresce cada vez mais a cada ano a participação de pessoas na Missa Conga que antes muitos tinham certo preconceito.

Foi uma celebração muito bonita que valoriza a cultura popular. Após a missa, o Café de São Benedito foi servido na Praça do Santuário de Santo Antônio.
Por Bete – PASCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes