terça-feira, 5 de abril de 2011

Franciscanos cuidando da criação através da Justiça, Paz e Ecologia

Em “Cuidando da Criação'', convidamos você a refletir sobre os diferentes aspectos da espiritualidade de São Francisco. Essencialmente, os valores de Justiça, Paz e Integridade da Criação são os valores bíblicos e, como tal, são valores do reino de Deus.Seguir a Jesus, os cristãos são chamados a encarnar esses valores através de nossas vidas. Os valores da justiça, especialmente para os pobres e discriminados paz (shalom) entre todos os povos e os cuidados e reverência para com a terra e suas criaturas são centrais para São Francisco, maneira de seguir o caminho do Evangelho da vida.
Cuidando da Criação na Espiritualidade Franciscana
Viver juntos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) formam uma 'atenção para a criação de 'espiritualidade, uma forma de viver a vida no Espírito. Como seguidores de São Francisco de Assis, franciscanos, sentimo-nos chamados a viver esta espiritualidade, e por cuidar de nossa terra mãe, irmã e para as relações entre todos os povos da terra, nós trabalhamos para trazer o Reino de Deus, onde todos são valorizados e acarinhados. Quando os cristãos rezam as palavras de Cristo: 'Venha o Teu reino, Seja feita vossa vontade assim na terra como no céu', estamos orando para que cada um desses valores - Justiça, Paz e Integridade da Criação - frutifica como Jesus desejado.
Valores JPIC na Ordem Franciscana
Os valores de JPIC ter estado presente na nossa Ordem, ao longo de toda vez que o nosso fundador, São Francisco de Assis viveu uma espiritualidade, pela qual toda a criação foi valorizada, porque todos tiveram sua origem em Deus Criador, Pai de todos. No entanto, somente desde o Concílio Vaticano II que temos vindo a entender no sentido mais contemporâneo como uma dimensão da realidade social.
Muitos frades estão engajados no trabalho JPIC através do seu ministério com os prisioneiros, os tóxicos dependentes, os adolescentes com um passado criminoso, os pacientes desempregados e câncer, e por participar de um projeto ecológico local.
A própria Ordem está comprometida com o Projeto Amazônia, onde franciscanos estão ministrando às necessidades das pessoas indígenas e para a necessidade de proteger as florestas da destruição. Nós queremos continuar com essas atividades, e de procurar novas maneiras de servir ao povo e ao mundo. Precisamos também promover a cooperação entre toda a família franciscana - OFS, JUFRA, irmãs franciscanas - na área de JPIC. Gradualmente, através de um processo de discernimento, a opção pela justiça, paz e integridade da criação é cada vez mais evidente.

Nosso Plano de Vivendo Valores JPIC até o ano de 2015
O plano de seis anos de JPIC é baseado no documento do Capítulo Geral de 2009, Portadores do dom do Evangelho . Apela a todas as Entidades da Ordem, com a ajuda do franciscano JPIC em Roma, a empenhar-nos:
1. Promover a formação inicial e contínua dos valores da nossa espiritualidade franciscana em destaque na JPIC.
2. Analisar o impacto do nosso estilo de vida sobre a criação, principalmente em relação às alterações climáticas e promover a justiça ambiental, a fim de destacar a relação entre os temas sociais e ecológicos.
3. Promover a não-violência ativa em nossas vidas, com especial ênfase na resolução de conflitos.
4. Prestar atenção especial aos excluídos de nossa sociedade, de acordo com a realidade de cada Entidade, com um compromisso especial com a defesa e a promoção dos direitos humanos.
5. Considerar e promover o uso ético dos recursos econômicos e naturais na vida dos Frades, no seu ministério e na sociedade.
O capítulo também solicitou a continuação do curso JPIC anual da Pontifícia Universidade Antonianum em Roma, e recomendou que os cursos similares ser dada em todos os Institutos de Ensino Superior Franciscano. JPIC foi dirigida também para colaborar no Projeto Amazonia. Todas essas questões são aspectos importantes do plano de seis anos, juntamente com um compromisso para ajudar a preparar a celebração do 25 º aniversário do Espírito de Assis, em outubro de 2011.

2011 CURSO JPIC no Antonianum
Este curso será realizado entre os dias 3 a 13 maio de 2011 (apenas dias úteis), com a possibilidade de um dia extra (14 de maio) para os nossos animadores JPIC (coordenadores), que estão presentes. Como tem sido o costume, a maioria do curso é aberto a qualquer pessoa que esteja interessada e será oferecido em três línguas: Italiano, Inglês e Espanhol.
Interligação desses valores
Pode ser evidente que cada um desses valores bíblicos está ligado aos outros dois:
O valor da Justiça refere-se à justiça social e econômica, e também a justiça ambiental.
A busca da paz envolve muito trabalho na área de Justiça e viver em harmonia com a Natureza.
A Integridade da Criação / Ecologia se refere a um aspecto fundamental para o mundo natural, e também a respeitar a dignidade devida ao ser humano. As necessidades humanas e as necessidades da irmã a mãe Terra são interdependentes.
'Os frades, como seguidores de São Francisco, são obrigados a levar uma vida radicalmente evangélica, isto é: viver em espírito de oração e devoção e em comunhão fraterna, estão a oferecer um testemunho de penitência e de menoria, e, em caridade para toda a humanidade, estão a anunciar o Evangelho por todo o mundo e pregar a reconciliação, paz e justiça pelos seus atos, e para mostrar respeito pela criação. ' (Art. 1.2; Constituições Gerais).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes