sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Frades se preparam para o Natal Caminhando

Hoje, dia 10 de dezembro, haverá na igreja São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte, a eucaristia de envio dos missionários que participarão do Natal Caminhando, uma iniciativa que visa a conscientização da população sobre as questões ambientais ligadas ao rio Itanhém que nasce no nordeste de Minas Gerais e deságua em Alcobaça, na Bahia.
Os Frades Menores da Província Santa Cruz, sobretudo os do pós-noviciado I, decidiram, desde 2008, caminhar juntos ao longo do leito do Rio Itanhém [Alcobaça]. O período do Natal foi escolhido por reviver o “Natal de Greccio” junto às comunidades ribeirinhas, chamando a atenção para a vida que nasce, frágil, dócil e que requer cuidados.
A mãe natureza, assim como a criança, precisa destes cuidados, por isso o NATAL CAMINHANDO tem a função de nos levar a meditar sobre as nossas atitudes responsáveis em torno da vida.
Em 2009 realizou-se um Fórum das Águas do Rio Itanhém, em Alcobaça, o qual reuniu pessoas vindas das várias comunidades banhadas por suas águas, com a finalidade de discutirem ações que ajudem a preservar o meio ambiente onde vivem, a partir do rio.
Frei Laércio Jorge, coordenador do JPIC da Província Santa Cruz explica o trajeto a ser percorrido: “Partiremos da cidade de Fronteiras dos Vales/MG onde se encontra a nascente do Rio Itanhém [Alcobaça]. Terminaremos excepcionalmente este ano de 2010 em Umburatiba/MG. As fraternidades de Alcobaça e Teixeira de Freitas/BA assumiram o trajeto junto aos ribeirinhos, antes, portanto da realização do Fórum das Águas do Rio Itanhém, previsto para 19 a 22 de maio de 2011 em Fronteira dos Vales/MG'.

Por Frei Oton Júnior , ofm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes