quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

2ª Peregrinação franciscana do Natal Caminhando

A peregrinação Natal Caminhando que começou no dia 11 de dezembro em Fronteira dos Vales já se encontra em Bertópolis. Os caminhantes já passaram pelos municípios de Fronteira dos Vales, Santa Helena de Minas, Bertópolis e ainda pelos próximos dias, seguirão para Maxacalis e Umburatiba.





Dentre esses municípios os peregrinos visitaram comunidades que se localizam as margens dos rios Itanhém e Umburana. Na comunidade do Prata que se localiza no distrito Bom Jesus da Vitória(Oropinha) em Santa Helena de Minas, foram até a nascente do rio Umburana que desagua no Rio Itanhém. Visitaram também, em Santa Helena, a aldeia maxacali chamada Água Boa e na cidade de Felizburgo o pré-assentamento do MST “Terra Prometida”.
Nas comunidades onde os peregrinos se hospedam,ocorrem diversas atividades, dentre elas visita às casas, palestras, oficinas, e uma espécie de Cinema na Praça com filmes franciscanos ou outros variados. As celebrações com a comunidade são momentos muito ricos de espiritualidade. A Eucaristia e o Lucernário destacam-se entre os momentos orantes.
Também sob a orientação de Frei Laércio Jorge, coordenador do projeto de erradicação da Hanseníase, os participantes da peregrinação fazem um trabalho de informação às pessoas sobre a doença da Hanseníase, seu diagnóstico e tratamento.
A presença dos frades nesses locais é muito significativa, pois além de celebrarem com as comunidades a espiritualidade do tempo do Advento e do Natal e realizarem um trabalho de sensibilização ecológica, eles retornaram aos locais onde houve no passado a presença de frades de nossa província.
O Natal caminhando tem previsão de término no dia 26 de dezembro na cidade de Umburatiba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes