quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Grito dos excluídos na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Aconteceu em Belo Horizonte, no dia da Pátria, o tradicional Grito dos Excluídos. A concentração iniciou-se em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e partiu em caminhada para a Praça Sete.
O tema de 2010 é ''Onde estão nossos direitos'' e o lema“Vida, em primeiro lugar”. Durante o percurso, os representantes dos movimentos sociais, com voz forte, denunciaram o descumprimento e desrespeito aos direitos estabelecidos pela Constituição e reivindicaram mais justiça e igualdade para nossa sociedade.
No Grito dos Excluídos de Betim os manifestantes reuniram-se na Praça do Senai, percorreram a Avenida Amazonas, Avenida Governador Valadares e realizaram a concentração final em frente da Igreja São Francisco de Assis.
Neste ano, o evento deu uma ênfase especial ao “Plebiscito Popular pelo limite e propriedade da terra”. O plebiscito é uma proposta do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, para que os cidadãos se manifestem sobre a necessidade e oportunidade de se estabelecer um limite à propriedade da terra no Brasil. Várias assinaturas foram coletadas durante o evento.
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular, que envolve vários grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. Denunciar o modelo político e econômico vigente; tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos e propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal são alguns dos principais objetivos desta manifestação.

Por Frei Júnio Fernando Marques, OFM.




Mais Fotos no links abaixo:




Paz e Bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes