quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Juventude Franciscana do Brasil

É o local onde o jovem tem a oportunidade de fazer, em fraternidade, a experiência de Assis. Ou seja, a mesma experiência que vivenciaram Francisco, Clara e os demais irmãos.”



A Juventude Franciscana, denominada JUFRA, é um movimento de jovens católicos que se sentem chamados pelo Espírito Santo para fazer, em fraternidade, a experiência de vida cristã, à luz da mensagem de São Francisco de Assis. Faz parte da Família Franciscana do Brasil, estando intimamente ligada à Ordem Franciscana Secular-OFS.
Tem como objetivos levar o jovem a vivência do Evangelho à luz do Carisma Franciscano, cultivando nos irmãos valores de conversão evangélica, contemplação, pobreza em espírito, fraternidade, apostolado, inserção na igreja e no mundo. Os jufristas devem despertar para uma visão crítica da realidade onde estão inseridos, reconhecendo-se como sujeito de transformação.
A JUFRA organiza-se em fraternidades espalhadas por todos os continentes do mundo. No Brasil existem 283 fraternidades de norte a sul do país, divididas em 18 regionais, desenvolvendo atividades relacionadas à Promoção dos Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação; Conscientização Ambiental; Ação Evangelizadora; Comunicação Social; Formação dentre outras. Para isso, realiza Encontros, Congressos, Cursos, Oficinas, Projetos e Campanhas em âmbito Nacional, Regional e Local. Como uma forma de organizar os trabalhos a JUFRA possui uma coordenação a nível nacional, o que se repete no regional e na fraternidade local.

A Juventude Franciscana apresentam-se como um “ideal luminoso para juventude” (Papa João Paulo II), onde a experiência do Jovem Francisco de Assis se refaz no rosto de cada irmão. No mundo atual onde a juventude é vítima do consumismo, da violência, da falta de oportunidades, a JUFRA trás uma proposta de resgates de valores, por isso a alegria, o acolhimento, a hospitalidade e a humildade são características dos jufristas, que carregam consigo a bandeira de promover PAZ e BEM a todo o mundo.
O jovem que desejar conhecer melhor a mística da Juventude Franciscana pode procurar uma de nossas fraternidades ou ainda convidar outros jovens para começar uma experiência de fraternidade em sua comunidade, paróquia ou bairro. No nosso espaço da internet, www.jufrabrasil.blogspot.com, você pode tirar suas dúvidas, participar, conhecer jufristas de todo Brasil e se encantar pelo seguimento do ideal franciscano de vida.






PAZ E BEM!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre em contato conosco! Venha ser um Frade Menor!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Visitantes